Nesta segunda-feira (10), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) deu posse, de forma cartorial, ao jornalista Alexandre Lino, para presidir a entidade no período de três anos – 2023/2026 –, junto a mais 36 profissionais que integraram a Chapa Outras Palavras. A eleição ocorreu em 16 de junho deste ano.
Os jornalistas que agora integram a nova direção do Sindjornal se deslocaram até a sede provisória do sindicato, localizada em uma sala na Central Única dos Trabalhadores (CUT), para assinar a documentação que será reconhecida em cartório para confirmar a legalidade da posse.
Com 20 anos no exercício da profissão de jornalista, Alexandre Lino disse que este é mais um momento histórico porque a categoria terá uma gestão que irá dialogar, construir propostas, realizar ações e defender pautas salariais e de inovação para o mercado de trabalho. O jornalista sucede Izaias Barbosa, que foi eleito em duas oportunidades para comandar o Sindicato.
“É um momento histórico, de muita satisfação e alegria para todos que construíram essa caminhada para que hoje estejamos tomando posse para presidir o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas. Conseguimos envolver a categoria com diálogo e propostas e conseguimos a vitórias nas urnas após 39 anos de eleições sem qualquer disputa. A gestão Outras Palavras reitera o seu compromisso de fortalecer o Sindjornal, e devolver o protagonismo da categoria e aos jornalistas alagoanos”, destacou o presidente Alexandre Lino, que em sua campanha recebeu o apoio de todos os ex-presidentes do Sindjornal.
Alexandre Lino ainda reforçou que a chapa 2, que também disputou a eleição, contribua com o processo de desenvolvimento do Sindjornal. “Teremos um Sindjornal forte e atuante.”
A eleição
A disputa eleitoral pela presidência do Sindjornal aconteceu em 16 de junho e contou com duas candidaturas. O jornalista Alexandre Lino liderou a Chapa Outras Palavras, que recebeu, ao todo 184 votos e venceu em todas as urnas. O jornalista Marcos Rolemberg encabeçou a Chapa Renovar e Conquistar Direitos, que recebeu 59 votos. A Comissão Eleitoral, responsável pela condução da eleição, contabilizou 247 votantes.
*com informações da assessoria.