noticias941 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Política

Presidentes do Brasil e da Colômbia terão encontro na cidade colombiana de Leticia, vizinha de Tabatinga (AM). Será o 13º país visitado por Lula desde o início do governo.

Por Guilherme Mazui, g1 - Brasília

Publicada em 08/07/2023 às 03:55h | Governo da Colômbia/Reprodução 

Compartilhe nas redes sociais

Presidentes do Brasil e da Colômbia terão encontro na cidade colombiana de Leticia, vizinha de Tabatinga (AM). Será o 13º país visitado por Lula desde o início do governo.
 (Foto: Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em reunião com o presidente Lula no Palácio da Alvorada, em maio -)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discute neste sábado (8) medidas de preservação e desenvolvimento da Amazônia com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

O encontro dos chefes de Estado ocorre em Leticia, cidade colombiana vizinha à brasileira Tabatinga (AM), na região amazônica.

Lula embarca na manhã deste sábado a convite de Petro para participar do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano:

  • 9h20: partida para Leticia
  • 13h: chegada a Leticia
  • 13h15: reunião com Gustavo Petro, presidente da Colômbia
  • 14h: sessão de encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia
  • 16h30: partida para Brasília
  • 20h10: chegada a Brasília   

Durante a reunião, Lula e Petro receberão o resultado dos debates de especialistas, pesquisadores, representantes dos povos indígenas, da sociedade civil e de entidades que prestam cooperação internacional na região.

O petista vai à Amazônia em um período de queda no ritmo de desmatamento, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No primeiro semestre, o desmate caiu 34% em relação aos seis primeiros meses de 2022. Em junho, queda ainda maior: 41% na comparação com mesmo mês de 2022.

A preservação da floresta é uma das principais bandeiras de Lula nas viagens internacionais, em oposição à política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fragilizou a fiscalização na Amazônia.

Cúpula da Amazônia

A discussão organizada pelo governo colombiano serve de prévia para a Cúpula da Amazônia, que o Brasil sediará entre 8 e 9 de agosto, em Belém (PA).

A cúpula reunirá os presidentes dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA):

  • Bolívia
  • Brasil
  • Colômbia
  • Equador
  • Guiana
  • Peru
  • Suriname
  • Venezuela

Os presidentes tentarão definir uma agenda de desenvolvimento sustentável para região amazônica, em temas como proteção ambiental, inclusão social, tecnologia e inovação, bioeconomia e valorização dos povos indígenas e comunidades locais.

Encontro com Petro

Primeiro político de esquerda a presidir a Colômbia, Gustavo Petro tomou posse no ano passado. Economista e ex-militante da guerrilha M-19, Petro foi prefeito de Bogotá e senadores antes de ser eleito presidente.

Segundo o Palácio do Planalto, Lula e Petro também discutirão temas da agenda bilateral de Brasil e Colômbia — em especial comércio, investimentos e cooperação de defesa e segurança.

Convidado, o Brasil retomou a participação a mesa de negociação de um acordo de paz entre o governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional.

13º país visitado

Com a viagem à Colômbia, Lula soma 13 países visitados em pouco mais de seis meses do terceiro mandato presidencial. No mesmo período, em 2019, Bolsonaro foi a seis países.

  1. Argentina (2 vezes)
  2. Uruguai
  3. Estados Unidos
  4. China
  5. Emirados Árabes
  6. Portugal
  7. Espanha
  8. Reino Unido
  9. Japão
  10. Itália
  11. Vaticano
  12. França
  13. Colômbia

Neste mês, a agenda de Lula prevê sua quarta ida à Europa, desta vez a Bruxelas, na Bélgica. Nos dias 17 e 18, o presidente participará da cúpula entre os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia.

Ao longo deste semestre, o presidente também deve ir à África do Sul (reunião do Brics), Índia (cúpula do G20) e Estados Unidos (assembleia-geral da ONU).

Para especialistas, o ritmo intenso das viagens internacionais é uma tentativa de Lula recuperar o espaço do Brasil nos fóruns de discussão entre países.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8299831-0031
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!