noticias716 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Política

TJ nega recurso da Câmara e cargos de prefeito e vice são mantidos

Publicada em 03/04/2025 às 13:42h |  

Compartilhe nas redes sociais

TJ nega recurso da Câmara e cargos de prefeito e vice são mantidos


O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) indeferiu um pedido de suspensão de liminar apresentada pela Câmara Municipal de Rio Largo, e com isso, o prefeito Carlos Gonçalves (PP), e o vice, Peterson Henrique (PP), continuam no cargo máximo do Município. O objetivo do pedido foi sustar os efeitos de uma decisão da 1ª Vara da Comarca de Rio Largo.

A cidade da Grande Maceió vive momentos de tensão na política depois de a Câmara de Vereadores ter declarado extintos os mandatos de prefeito e vice, com base em carta de renúncia, lida na Casa Legislativa em sessão extraordinária na segunda-feira passada (31).

A determinação judicial, assinada pelo presidente do TJAL, Fábio Bittencourt, traz que Carlos Gonçalves e Peterson Henrique devem ser mantidos nos cargos após uma análise das alegações de irregularidades no processo de renúncia.

"O Prefeito informou às autoridades, inclusive à própria Câmara de Vereadores, sobre a possibilidade de ter sido apresentado um termo de renúncia que não representava a sua vontade", destacou.

"Não se pode perder de vista o fato de que foram democraticamente eleitos para exercerem seus cargos, de modo que o afastamento do Prefeito e do Vice-Prefeito nos presentes termos violaria preceitos fundamentais como a soberania popular, o pluralismo político, o princípio democrático, a liberdade de voto e a autonomia do direito ao voto dos cidadãos, autonomia
esta exercida quando da escolha dos requeridos como chefe e vice do poder executivo do município em comento", continuou o presidente do TJAL.

Ainda de acordo com o desembargador, Carlos Gonçalves e Peterson Henrique foram eleitos democraticamente no pleito realizado em outubro de 2024. O presidente do TJ destacou também que prefeito e vice narraram que vêm enfrentando um ambiente político instável desde o início do mandato, e que, no final de semana dos dias 15 e 16 de março de 2025, tomaram conhecimento da circulação de boatos acerca da existência de supostas cartas de renúncias por eles assinadas.

"Em resposta a isso, visando coibir a propagação de notícias falsas e publicizar sua intenção de permanecer no exercício dos cargos eletivos, os requeridos registraram boletim de ocorrência (fls. 37/39, autos originários), expediram ofícios a diversas autoridades públicas, especificamente, ao Presidente da Câmara Municipal de Rio Largo/AL em 19/3/2025 (fls. 35/36, autos originários), ao Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Alagoas em 19/3/2025 (fls. 57/58, autos originários), à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Alagoas em 25/3/2025 (fls. 41/43, autos originários), além de diversas manifestações junto à imprensa e em redes sociais (links de fls. 68/69, autos originários)".

Veja outros pontos destacados no documento:

  • "Não obstante os esforços empreendidos, em 31/3/2025, a Câmara Municipal de Rio Largo, em sessão solene, declarou extintos os mandatos dos requeridos, com base nas cartas de renúncia de fls. 59/60 (autos de origem)".
  • "Ato contínuo, foi impetrado o mandado de segurança em epígrafe, no qual os ora demandados impugnaram a autenticidade das assinaturas apostas em tais documentos, asseverando que estes não possuem a robustez necessária para comprovar genuína manifestação de vontade de abdicar dos cargos eletivos, violando assim seu direito líquido e certo de exercer os mandatos para os quais foram eleitos".
  • "Concedida liminarmente a segurança, a mencionada casa legislativa protocolou o presente pedido de suspensão, ventilando as seguintes teses: i) violação à competência legislativa pelo Poder Judiciário; ii) ausência de prova pré-constituída do direito dos impetrantes; iii) autenticidade das cartas de renúncia; e iv) lesão à ordem pública decorrente da manutenção do exercício de mandatos ilegítimos".



OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8298216-1610
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!