A direção nacional do PT decidiu homologar a aliança com o MDB nas eleições municipais em Maceió, este ano. Após um impasse que durava algumas semanas, a decisão foi tomada nesta segunda-feira (29/07) em votação durante reunião da executiva nacional.
A definição veio após recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Após o pedido de Lula, a decisão no diretório nacional foi por ampla maioria: 16 votos a favor, dois contra e uma abstenção.
O presidente, de acordo com fontes do partido, foi decisivo para garantir o apoio do PT ao pré-candidato do MDB à prefeitura de Maceió, Rafael Brito. A recomendação de Lula se baseou na aliança histórica que os petistas mantêm em Alagoas com o grupo do MDB e, principalmente, no perfil do pré-candidato do MDB.
Rafael Brito é presidente nacional da Frente Parlamentar Mista da Educação e esteve junto com Lula na aprovação de programas importantes, a exemplo do Pé de Meia, que beneficia atualmente mais de 2 milhões de estudantes do ensino em todo o país com uma bolsa permanência.
Rafael Brito também se aproximou do governo de Lula em outras pautas, não só da Educação, mas de outros setores, sendo considerado um dos deputados que mais apoiam o governo Lula no Congresso Nacional.
O presidente teria ligado para Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, para reforçar a importância da aliança entre MDB e PT em Maceió. A recomendação à nacional tem uma explicação: no PT, a definição de candidatos majoritários ou alianças em cidades com mais de 100 mil eleitores cabe ao diretório nacional.