noticias876 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Mundo

Rússia e Ucrânia: Lula defende mesa de negociação com União Europeia e países do Brics e diz que Brasil não enviará tropas

Publicada em 20/02/2025 às 14:36h |  

Compartilhe nas redes sociais

Rússia e Ucrânia: Lula defende mesa de negociação com União Europeia e países do Brics e diz que Brasil não enviará tropas


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quarta-feira (19) que uma eventual mesa de negociação entre Rússia e Ucrânia inclua, além dos dois países e dos Estados Unidos, representantes da União Europeia e de países do Brics.

Lula criticou a posição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump – que, segundo ele, tem negociado apenas com o presidente russo, Vladimir Putin.

 

"O Trump ganha as eleições e o Trump começa a conversar com o Putin. E agora a preocupação de muitas pessoas é que o Trump tem que chamar o Zelensky para mesa de negociação, porque agora só esta o Putin negociando. Eu também acho errado. Não é nem chamar só o Putin ou chamar só o Zelensky. Tem que chamar os dois, colocar numa mesa de negociação e encontrar denominador comum que possa reestabelecer a paz", afirmou.

Ainda segundo Lula, a União Europeia se envolveu nessa guerra "com muita força" e, agora, não pode ficar de fora da negociação.

Lula deu a declaração ao lado do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, em cerimônia após a assinatura de atos bilaterais no Palácio do Planalto.

 

"Se o Trump estiver jogando de verdade e quiser a paz, ele pode conseguir. Acho que a China pode ser um parceiro importante, a Índia pode ser um parceiro importante, o Brasil pode contribuir", citou Lula.



OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8298216-1610
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!