noticias899 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Mundo

Anthony Blinken chega a Israel para tentar articular cessar-fogo em Gaza

O secretário de Estado americano deve insistir na urgência de aumentar a ajuda humanitária a Gaza.

Publicada em 22/03/2024 às 15:18h | Por Maria Paula Carvalho - Paris/CBN 

Compartilhe nas redes sociais

Anthony Blinken chega a Israel para tentar articular cessar-fogo em Gaza
 (Foto: Mahmud HAMS/AFP)


secretário de Estado americano, Antony Blinken, chegou a Israel na manhã desta sexta-feira (dia 22) para tentar garantir um acordo de trégua na Faixa de Gaza, onde os confrontos continuam. O Exército israelense alega ter matado mais de 140 combatentes do Hamas e ter prendido cerca de 350 pessoas dentro e ao redor do hospital Al-Chifa, o maior do território palestino.

Antony Blinken deve insistir na urgência de aumentar a ajuda humanitária a Gaza. Depois de cinco meses e meio de guerra entre Israel e o movimento islâmico Hamas, o enclave palestino está à beira da fome. Washington tenta convencer o seu aliado a evitar uma ofensiva terrestre na superpovoada cidade de Rafah, na fronteira com o Egito.

 

Sobre as conversas em andamento, com ajuda de mediadores como o Catar, Blinken diz que "a lacuna está diminuindo" nas negociações para uma trégua associada à libertação de reféns, "e que se é difícil chegar" a um acordo, "isso ainda é possivel".

Após uma reunião em Adelaide, os ministros das Relações Exteriores e da Defesa do Reino Unido e da Austrália divulgaram um comunicado conjunto nesta sexta-feira pedindo o “fim imediato dos combates” na Faixa de Gaza. Na declaração, os Londres e Canberra também sublinharam “a necessidade de permitir a entrega de ajuda humanitária e a libertação dos reféns”.

O Reino Unido é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, que deverá votar hoje uma resolução dos Estados Unidos pedindo um “cessar-fogo imediato”. Aliados de Israel, os americanos já vetaram resoluções anteriores do Conselho de Segurança que apelavam a um cessar-fogo, acreditando que isso beneficiaria o Hamas. Porém, confrontado com o elevado número de vítimas humanas e a ameaça de fome, Washington agora aumenta os esforços por uma trégua para proteger os civis, segundo o texto que deve ser analisado em Nova York.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8299831-0031
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!