noticias697 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Esporte

Análise: Luxemburgo acerta nas decisões e deixa assinatura em vitória que dá alívio ao Corinthians

Técnico chegou ao Mineirão pressionado, mas sai de Belo Horizonte com saldo positivo pelo resultado e desempenho contra o Galo

Publicada em 09/07/2023 às 12:21h | Por Marcelo Braga - Belo Horizonte 

Compartilhe nas redes sociais

Análise: Luxemburgo acerta nas decisões e deixa assinatura em vitória que dá alívio ao Corinthians
Vanderlei Luxemburgo em Atlético-MG x Corinthians  (Foto: Agif)


Havia um clima de demissão no ar. Parecia certo que, se o Corinthians jogasse mal e perdesse para o Atlético-MG, seria o fim da linha para Vanderlei Luxemburgo. Mas o futebol não é tão óbvio como parece. O Corinthians fez um jogo maduro e derrotou o Galo por 1 a 0 dentro do Mineirão, na noite deste sábado.

O resultado foi excelente: interrompeu uma sequência de duas derrotas, registrou a segunda vitória fora de casa no Brasileiro e, agora com 15 pontos, afastou um pouco o time do Z-4 do Brasileirão.

E Luxemburgo, com seu quinto triunfo em 18 jogos, conseguiu uma vitória autoral. Um resultado que teve sua assinatura e que deu fôlego num momento de enorme pressão. Agora, a tendência é de continuidade e dias de paz, ao menos, até o jogo contra o América, dia 15, pela Copa do Brasil.

O detalhe que mudou o jogo

Luxemburgo disse que não treinou o time com três zagueiros nesta semana nas atividades que fez no CT do Cruzeiro, mas conseguiu na base da conversa ajustar o time para repetir o desenho que já havia usado na vitória por 2 a 0 contra o mesmo Galo, pela Copa do Brasil, na Arena, em 31 de maio.

Com Gil na sobra, Murillo à esquerda e Bruno Méndez à direita, Luxa armou um 3-5-2 que contava com a recomposição de Fagner e Fábio Santos quando o time não tinha a bola. Nos momentos ofensivos, os laterais espetavam e o time tentava trabalhar a bola para encontrar espaços na defesa atleticana.

No meio campo, Moscardo, Fausto Vera e Ruan Oliveira davam equilíbrio a um time que teve Yuri Alberto e Róger Guedes mais próximos.

Com um espírito de luta, o Timão foi suportando as jogadas do Galo, que apesar de acumular finalizações (foram 25 no jogo), fez Cássio trabalhar mesmo só duas vezes, em chutes de Pavón, no primeiro tempo, e Battaglia, no segundo.

E em boas escapadas, o Timão chegou duas vezes com Róger Guedes: na primeira, Everson pegou. Na segunda, após presente de Mariano e bom passe de Yuri Alberto, o gol corintiano saiu.

E a improvável vitória se construiu à base de entrega, disputa e organização tática.

Para a segunda etapa, o Galo mexeu em três peças, enquanto o Corinthians realizou pequenos ajustes que mantiveram os riscos baixos num jogo contra um adversário complicado.

Após cinco jogos de ausência e ainda sem o ritmo ideal, Renato Augusto voltou ao time na vaga de Ruan Oliveira. No decorrer do segundo tempo, Luxa colocou ainda Maycon, Adson, Giuliano e Felipe Augusto para tentar tirar o time de trás nos minutos finais. Estratégias que surtiram bom efeito.

O Galo, que não teve o suspenso Felipão à beira do campo (Carlos Pracidelli ficou na função), foi mais uma vez superado pelo Timão. Sendo surpreendido novamente pelos três zagueiros de Luxemburgo.

A questão agora é saber se o Corinthians conseguirá se consolidar com uma equipe que repete padrões, cria consistência e vence jogos à base da organização.

Mas há de se reconhecer que, desta vez, Luxemburgo deixou sua marca numa grande vitória da equipe. E num momento que poderia ter marcado a sua despedida do cargo no Corinthians.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8299831-0031
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!