noticias522 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Esporte

Saiba por que o Flamengo ainda não anunciou contratação de Allan, do Atlético-MG

Responsabilidade pelo pagamento do mecanismo de solidariedade é o entrave do momento

Publicada em 27/06/2023 às 01:32h | Por Cahê Mota, Fred Gomes e Letícia Marques - Rio de Janeiro 

Compartilhe nas redes sociais

Saiba por que o Flamengo ainda não anunciou contratação de Allan, do Atlético-MG
Allan treinando no Atlético-MG -  (Foto: Pedro Souza / Atlético )


Na última sexta-feira, Flamengo e Atlético-MG entraram em acordo pela contratação do volante Allan. Valores acertados e metas foram definidos, mas ainda há impasses que impedem a assinatura. O pagamento do mecanismo de solidariedade é a divergência no momento.

A negociação está acertada em 8 milhões de euros (R$ 42 milhões) por 100% dos direitos econômicos. Desse valor, o Atlético-MG tem 75%, ou seja, 6 milhões de euros (R$ 31 milhões).

O total da transferência será pago em três vezes. A fatia maior é quitada no ato da compra e corresponde a um valor entre 40% e 45% do total. O restante será equacionado em duas parcelas em 2024.

A bonificação por títulos, que fará com o que o total da transferência seja fechado em cerca de 9 milhões de euros, ainda é discutida. Os títulos que contemplam esses bônus são Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Allan, em contrato de quatro anos e meio, teria de conquistar duas destas taças.

Mecanismo de solidariedade

 

A divergência de momento é sobre quem assume o percentual referente ao mecanismo de solidariedade da Fifa entre o vendedor (Atlético-MG) e o comprador (Flamengo). Há aplicações diferentes para clubes estrangeiros e os brasileiros.

O funcionamento dentro do mercado nacional abrange somente os clubes que Allan defendeu até os 19 anos. São eles Internacional, que fica com a maior fatia, Tanabi-SP e São Paulo.

O Fluminense, clube no qual chegou aos 22 anos, também não recebe.

Liverpool (Inglaterra) SJK (Finlândia), Sint-Truiden (Bélgica), Hertha Berlim (Alemanha), Apollon Limassol (Chipre) e Eintracht Frankfurt (Alemanha), clubes que Allan defendeu fora do país, recebem com base na lei de mecanismo de solidariedade da Fifa.

A negociação se arrasta por semanas, e as partes aparam as últimas arestas antes de finalizá-la. Com a compra encaminhada há três dias, a assinatura do contrato ainda não aconteceu, e o Flamengo aguarda o Atlético-MG. A expectativa interna dos rubro-negros é que o desfecho aconteça nos próximos dias. A vontade do jogador, que quer muito defender o Fla, tem sido fundamental nas conversas.

ERRATA: Diferentemente do publicado às 19h10, os clubes estrangeiros que participaram da formação de Allan também têm direito a receber via mecanismo de solidariedade. A atualização foi feita às 20h38 (de Brasília).




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8299831-0031
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!