Como está com vínculo perto do encerramento, Rodrigo Caio pode assinar pré-contrato com qualquer outro clube a partir de 1º de julho, saindo como agente livre, em janeiro do ano que vem. O Cruzeiro, no entanto, quer ocupar uma lacuna de zagueiro na janela que se abre no próximo dia 3.
Segundo apurou o ge, não houve procura oficial ao Flamengo e nem ao jogador, até o momento. No entanto, dependendo dos moldes, uma negociação não está descartada. Tecnicamente e pelo currículo vitorioso, Rodrigo Caio agrada, mas teria de passar por uma análise importante do departamento médico, por exemplo.
Isso se deve ao histórico recente do jogador. Rodrigo Caio convive com lesões constantes no Flamengo. Em 2022, fez apenas 12 partidas. Desde que chegou ao clube, o único ano sem problemas foi 2019, quando ele atuou em 60 jogos. As temporadas seguintes foram de ausências por problemas físicos.
Em 2023, o zagueiro virou uma das últimas opções do elenco do Fla, junto de Pablo. A dupla pouco atua. Fabrício Bruno, Léo Pereira e David Luiz são os que recebem mais oportunidades. Nesse ano, Rodrigo fez apenas nove partidas, seis delas no Campeonato Carioca.
Vale ressaltar que o Cruzeiro, desde a chegada da SAF, tem feito alguns contratos de menor duração com jogadores em busca de recuperação. Nesta temporada, foram os casos do lateral-direito William e do atacante Rafael Bilu. O primeiro se firmou como destaque do time, e o segundo sofreu lesão no Tendão de Aquiles e está no departamento médico. Em 2022, o atacante Rafa Silva também chegou nesta situação. Estava nos planos para 2023, mas deixou o clube após proposta da Coreia do Sul.