Uma abertura diferente de todas as outras já realizadas. Essa é a promessa dos organizadores das Olimpíadas de Paris 2024 para a cerimônia que terá início às 14h (de Brasília) desta sexta-feira. Em pleno Rio Sena, longe de um estádio fechado, o evento terá shows, desfile de barcos e uma grande preocupação com a segurança.
As disputas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 começaram na última quarta-feira. O evento de abertura, porém, será realizado nesta sexta, às margens do Rio Sena, que corta Paris. Serão 205 delegações, divididas em 85 barcos, desfilando num trecho de 6 km das águas francesas.
Entre 12 apresentações preparadas por 2 mil artistas, estará o show das cantoras Celine Dion e Lady Gaga. Elas cantarão La Vie en Rose. Essas exibições serão realizadas em pontos diferentes do Rio Sena enquanto os barcos percorrem o trajeto.
A abertura dos Jogos será realizada pela primeira vez em um local aberto ao público e de forma gratuita. Globo, sportv, ge e Globoplay transmitem ao vivo.
A cerimônia vai começar na Ponte de Austerlitz e "desfilar" até a Torre Eiffel pelo Rio Sena. A grande preocupação com a segurança do evento fez com que a área fosse fechada apenas para pessoas credenciadas há 11 dias. Durante a cerimônia, haverá 45 mil agentes de segurança espalhados por Paris para evitar possíveis incidentes.
Como o percurso será longo, a organização espalhou 71 telões pelos 6 km para que a cerimônia seja transmitida para todos os presentes na íntegra.
Segundo a TMZ Sports, dos Estados Unidos, a abertura das Olimpíadas de Paris 2024 poderá receber Céline Dion e Lady Gaga. Esta semana, a canadense e a americana foram vistas nas ruas de Paris. Segundo a imprensa francesa, as cantoras farão um dueto de La Vie En Rose, de Édith Piaf, canção bem conhecida por Gaga, visto que a interpretou em seu filme Nasce uma Estrela, de 2018.
Lady Gaga é cantora, compositora e atriz. Seu primeiro álbum, The Fame, foi lançado em 2008. Conquistou muitos fãs com apresentações performáticas, transformando-se em um ícone pop. Gaga já atuou em American Horror Story, Nasce uma estrela - em que ganhou o Oscar de melhor canção - entre outros sucessos.
Getty Images
Céline Dion nasceu no Canadá e lançou seu primeiro álbum La voix du bon Dieu, em francês, em 1981. Após os primeiros álbuns, Celine lançou álbuns na língua inglesa, que viraram hits nos anos 90. A canadense venceu dois Oscar com as canções Beauty and the Beast e My heart will go on.
Reprodução
Céline está afastada dos palcos desde dezembro de 2022, quando recebeu o diagnóstico de Síndrome da Pessoa Rígida. Caso se confirme a apresentação na cerimônia de abertura dos Jogos, essa será a primeira apresentação da artista de 56 anos, desde que ela interrompeu sua agenda de turnês e se afastou dos palcos após ser diagnosticada.