A LaLiga denunciou mais um caso de racismo contra Vinicius Junior. O caso mais recente aconteceu na última quinta-feira, em Getafe x Real Madrid. A entidade responsável pelo Campeonato Espanhol enviou à Comissão Antiviolência da federação espanhola, como faz toda semana, todo conteúdo com insultos ou intolerâncias e citou gritos contra o atacante brasileiro.
— Através das redes sociais, e coincidindo com a chegada da equipe visitante, é detectada uma gravação em meio à multidão lotada , na qual numerosos torcedores locais entoam cantos intolerantes, ouvindo individualmente os gritos de “filhos da p***”, “Vinicius, macaco” , acompanhado por vários torcedores com o canto “P*** Real Madrid — diz o comunicado da LaLiga.
Vini Jr. sofre insultos racistas desde 2021 na Espanha, somando mais de 10 denúncias feitas pela LaLiga, não resultando em nenhuma punição esportiva. As autoridades espanholas já tomaram algumas medidas, como prisão de suspeitos e afastamentos de VAR.
Possível ofensa de Bellingham a Greenwood
Outro tema que chamou atenção no jogo entre Getafe e Real Madrid foi uma possível ofensa de Jude Bellingham e Mason Greenwood. Viralizaram nas redes sociais vídeos do momento em que o atleta merengue supostamente teria chamado o ex-Manchester United de “rapist”, estuprador em inglês.
Greenwood foi acusado de agressão sexual e tentativa de estupro quando ainda atuava na Inglaterra. As acusações, no entanto, foram retiradas há cerca de um ano.
— Também deve ser relatado que após o final da partida, foram detectadas mensagens nas redes sociais sobre um possível incidente em que o jogador visitante Jude Bellingham supostamente insultou o jogador local Mason Greenwood em inglês após uma ação no jogo. Relatado sobre este incidente, conforme confirmado no relatório de incidente anexo — completou a LaLiga.
Bellingham divide bola com Greenwood na vitória do Real Madrid contra o Getafe — Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP