A ideia da Setur-AL é resolver a carência de profissionais qualificados, um dos principais gargalos do setor turístico no estado.
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) realizou nessa segunda-feira (19), nos bairros de Fernão Velho e Jacintinho, em Maceió, uma imersão presencial do programa Escola do Turismo, que teve como objetivo alcançar um maior número de moradores das comunidades, além de apresentar todas as turmas disponíveis para o mês de julho, que oferecem um total de 840 vagas. A ideia da Setur-AL é resolver a carência de profissionais qualificados, um dos principais gargalos do setor turístico no estado.
A iniciativa busca levar capacitação e qualificação profissional para as comunidades locais, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e inclusão social. Através dos cursos oferecidos pelo programa Escola do Turismo, os moradores das grotas terão a chance de adquirir conhecimentos e habilidades nas áreas relacionadas ao turismo, ampliando suas perspectivas de emprego e renda, além de atender à demanda do trade turístico por mão de obra qualificada.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, estima-se que o estado de Alagoas possui uma carência de 50 mil profissionais capacitados para contratação imediata, e o programa deve diminuir a lacuna, considerando que o segmento do turismo contempla cerca de 100 atividades econômicas.
“Estamos levando oportunidades de capacitação e qualificação para as pessoas em todos os cantos de Alagoas. Além de fomentar este setor tão importante para a economia estadual nas sete regiões turísticas, estamos incentivando a interiorização do turismo, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social, econômica, racial, e estimulando, ainda mais, a equidade de gêneros. Assim, o programa Escola do Turismo torna-se uma das principais ferramentas para alcançarmos a transformação”, afirma a secretária.
Para a coordenadora do programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, a iniciativa da Setur-AL deve aumentar a adesão dos cidadãos ao mercado de trabalho. “Os moradores das grotas Goiabeira e Cigano são os primeiros a receber a oportunidade de inscrição nos cursos oferecidos pela Escola de Turismo. Estamos capacitando quem mais precisa para que tenham acesso ao mercado de trabalho com a qualificação necessária”, finalizou Marina.
NO INTERIOR
Além das ações nas grotas de Maceió, a Setur-AL também realizou inscrições presenciais em Maragogi nesta segunda-feira (19). As inscrições na cidade do litoral Norte foram realizadas no Centro de Atendimento ao Turista, na orla, e na Associação Mulheres de Fibra, na área rural da cidade.
Nesta terça-feira (20) e quarta (21) serão realizadas inscrições em Passo de Camaragibe, na Secretaria de Turismo Municipal, das 8h às 14h, ampliando o alcance do programa Escola do Turismo e beneficiando um maior número de pessoas.
Além das inscrições presenciais, no site www.setur.al.gov.br é possível fazer as inscrições online e conferir as informações completas de carga horária e cursos disponíveis.