noticias750 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Cidade

Rui denuncia abandono de creches e escolas e promete acionar MP

Publicada em 31/03/2025 às 13:29h |  

Compartilhe nas redes sociais

Rui denuncia abandono de creches e escolas e promete acionar MP


O ex-prefeito de Maceió e atual vereador Rui Palmeira (PSD) fez duras críticas à gestão do prefeito JHC (PL), durante pronunciamento ontem na Câmara Municipal.

Rui denunciou o abandono de nove obras de escolas e creches na parte alta da capital, que, segundo ele, foram iniciadas durante sua administração com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), mas permanecem inacabadas.

O parlamentar anunciou que vai apresentar uma representação aos Ministérios Públicos Federal e Estadual cobrando providências.

De acordo com Rui Palmeira, a gestão anterior deixou cerca de R$ 118 milhões assegurados por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com os MPs, destinados à construção de sete creches, 24 quadras cobertas e à ampliação de escolas.

No entanto, as obras em bairros como Graciliano Ramos, Benedito Bentes, Eustáquio Gomes e Rosane Collor foram interrompidas ou nem saíram do papel.

“Deixei recursos, deixei projetos, deixei licitações. Mas infelizmente, o que se vê é abandono. Os pais de alunos continuam esperando por vagas e as obras seguem paradas”, afirmou Rui. Segundo ele, a prioridade da atual gestão tem sido investir em obras de maior visibilidade, como o projeto dos “Gigantinhos”, enquanto as escolas enfrentam estruturas precárias.

Durante o discurso, Rui ainda mencionou o caso de uma professora que preferiu não se identificar, mas confirmou a situação. “O prefeito só gosta de mostrar obras bonitas, enquanto nossas escolas são as esquecidinhas”, teria dito a educadora.

VISITAS

O vereador prometeu intensificar as visitas às unidades educacionais. Na próxima semana, ele deve ir a escolas nos bairros Village Campestre e Santa Lúcia, para reunir mais elementos que serão incluídos na representação ao MP.

“A educação na parte alta da cidade está sendo negligenciada. Vamos cobrar uma resposta”, frisou.

Além das escolas, Rui também denunciou o abandono de uma praça esportiva na Chã de Bebedouro, cuja obra foi iniciada ainda antes das últimas eleições, mas paralisada logo após o pleito.

REAÇÕES

A denúncia provocou reações imediatas da base governista na Câmara. A vereadora Olívia Tenório (PP) preferiu destacar os avanços da atual gestão nas políticas públicas para mulheres.

Já Jônatas Omena (PL) ressaltou ações nas áreas da saúde e infraestrutura, como a construção de praças. O delegado Thiago Prado (PP) mencionou o programa “Brota na Grota”, enquanto Galba Netto (PL) enalteceu o sucesso das “Areninhas” e das academias populares.

A oposição, no entanto, segue cobrando explicações da Prefeitura sobre o uso dos recursos e o andamento das obras paralisadas.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8298216-1610
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!