Um requerimento apresentado pelo vereador Siderlane Mendonça (PL) chamou a atenção, durante a última sessão realizada na Câmara de Vereadores de Maceió (10).
No documento o parlamentar cobrou esclarecimentos à Secretaria Extraordinária de Bem-Estar Animal, acerca da utilização indevida da Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, mais conhecida como Castramóvel.
"Durante um período pude visitar constantemente, o antigo Centro de Zoonoses (agora Unidade de Vigilância em Zoonoses) do município de Maceió e percebemos a eficácia do serviço de castração animal da cidade. Porém, a gente vai se deparando com algumas circunstâncias que, para mim, não são válidas e acabam interferindo na execução de alguns serviços. E aí, é quando a gente vê o deputado Leonan circulando em um Castra Móvel, do município de Maceió. Então eu venho aqui pedir esclarecimentos sobre uso de um equipamento público, por um deputado. Eu quero esclarecimento do secretário João Hélio Pinheiro Mendonça, que por sinal acredito que seja primo do deputado,e é secretário extraordinário do Bem-Estar Animal", declarou.
Após análise do parlamento o requerimento foi aprovado por unanimidade e, ainda na tribuna da Casa Mendonça, o vereador pediu para que o video motivador da cobrança, publicado numa rede social, fosse exibido no telão do plenário.
"Percebe-se que o deputado diz 'nosso programa de castração animal'. O programa não é dele, o programa é do município de Maceió. Então, de forma indevida, o próprio deputado utiliza um equipamento público, quando o mesmo dirige o Castra Móvel, utiliza-se de boleto da prefeitura de Maceió, e utiliza esse equipamento para poder ganhar votos, desfilar com o equipamento. Então, nesse requerimento, eu venho pedir para que o mesmo deputado retire das suas redes sociais essa postagem", reiterou.
Na conclusão da cobrança Siderlane informou que o requerimento também será encaminhado ao Ministério Público Estadual, explicando que a utilização indevida do bem público pode ser considerada crime de improbidade administrativa.
Reforço
Outros vereadores repercutiram o pronunciamento de Mendonça, com o mesmo tom de insatisfação do colega de parlamento.
O primeiro a se posicionar foi Leonardo Dias, que classificou o caso como "situação delicada" e também solicitou que a situação fosse apurada.
Já a vereador Silvania Barbosa reiterou que ue uma publicação nas redes sociais, em perfil privado, requerem, sim, um posicionamento sobre quem é o responsável pelo programa de castração animal, a qeu pertence o Castramóvel.