noticias508 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Brasil

Moraes diz que não ver chance de Bolsonaro voltar ao poder e descarta reversão da inelegibilidade

Publicada em 10/04/2025 às 23:04h |  

Compartilhe nas redes sociais

Moraes diz que não ver chance de Bolsonaro voltar ao poder e descarta reversão da inelegibilidade


 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que não vê possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reverter sua inelegibilidade e voltar ao poder. A declaração foi feita em entrevista ao jornalista norte-americano Jon Lee Anderson, publicada na segunda-feira (7) na revista The New Yorker.

Moraes explicou que, apesar de Bolsonaro ainda responder a processos criminais, ele já foi condenado duas vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que resultou em sua inelegibilidade. “É possível que Bolsonaro seja absolvido no processo criminal, porque o julgamento está apenas começando. Mas ele tem duas condenações do TSE. Então, não há possibilidade de seu retorno”, disse o ministro.

Segundo Moraes, as condenações já foram apeladas e estão sob análise no STF. “Somente o Supremo poderia revertê-las, e não vejo a menor possibilidade de isso acontecer”, completou.

O ministro também comentou a possibilidade de Michelle Bolsonaro ou um dos filhos do ex-presidente disputarem a Presidência com o apoio de Bolsonaro. Para Moraes, nenhum deles possui o mesmo grau de influência sobre as Forças Armadas, fator que considera relevante no contexto político.

A entrevista ocorre em meio ao avanço de processos contra Bolsonaro. No fim de março, a Primeira Turma do STF aceitou denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornou o ex-presidente e outros sete aliados réus por suposta tentativa de golpe para reverter o resultado das eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao comentar o andamento dos processos, Moraes rechaçou acusações de parcialidade. “A responsabilidade de cada pessoa agora tem que ser determinada no tribunal, porque é quando eles apresentarão sua defesa”, afirmou. “Toda a narrativa de perseguição política, a alegação de inimizade pessoal, tudo isso entrou em colapso, porque não foi apenas a Polícia Federal que os acusou — o próprio procurador-geral decidiu prestar queixa.”




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8298216-1610
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!