Mais 154 cidades, de 11 Regiões de Saúde, vão receber doses da vacina contra a dengue. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (27/03) pelo Ministério da Saúde em entrevista coletiva.
A redistribuição das doses para a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos começa a partir da nota técnica que vai ser publicada pelo ministério ainda nesta quarta-feira.
As Regiões de Saúde ficam em seis estados:
• Espírito Santo (Central)
• Minas Gerais (Betim, Uberaba, Uberlândia/Araguari)
• Pernambuco (Recife)
• Paraná (Apucarana),
• Santa Catarina (Grande Florianópolis)
• São Paulo (Aquífero Guarani, regiões metropolitanas de Campinas, São José do Rio Preto e Capital)
De acordo com Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a lista com as Regiões de Saúde que vão passar a receber as doses foi pactuada com as representações de estados e municípios.
Na primeira etapa, 521 cidades de 16 estados e o Distrito Federal foram selecionadas para receber as doses.
Segundo o Ministério da Saúde, 1.235.119 doses já foram distribuídas. Dessas, 534.631 foram aplicadas e 700.488 não foram registradas. De acordo com o ministério, as doses ainda não foram aplicadas ou o registro do município ainda não foi enviado para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o país tem mais de 2,3 milhões de casos prováveis e confirmados de dengue, com 831 mortes confirmadas e 1267 óbitos em investigação.
Atualmente 10 estados (Acre, Amapá, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina Paraná), o Distrito Federal e 407 municípios estão com decretos de emergência por causa da doença.
Assista à íntegra da entrevista coletiva com a atualização do cenário epidemiológico da dengue no país
Por Agência Gov