noticias916 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Alagoas

Ronaldo Lessa discute com a Emater assistência técnica para quilombolas e indígenas de Alagoas

Acompanhado da secretária Kátia Born (Seades), Lessa discutiu com o diretor-presidente do Instituto ações voltadas aos povos originários que atuam na agricultura familiar

Publicada em 30/06/2023 às 22:25h | Alexandre Câmara / Ascom Vice-Governadoria 

Compartilhe nas redes sociais

Ronaldo Lessa discute com a Emater assistência técnica para quilombolas e indígenas de Alagoas
 (Foto: Alexandre Câmara / Ascom Vice-Governadoria)


O vice-governador Ronaldo Lessa e a secretária Kátia Born, titular da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), reuniram-se, nesta sexta-feira (30), com o diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural (Emater), Moisés Leandro, para discutir o fomento e assistência técnica a quilombolas e indígenas do Cadastro Único (CadÚnico) e do programa Bolsa Família.

 

De acordo com Leandro, entre as demandas do setor está o déficit na área de inclusão produtiva. "Temos cerca de 100 mil famílias na agricultura familiar que recebem o Bolsa Família. Dessas, estamos tentando implementar uma ação com as comunidades tradicionais quilombolas e indígenas. Junto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), apresentamos inicialmente uma proposta para beneficiar 4 mil famílias, o que pode ser ampliado, dependendo da estratégia apoiada pelo Estado, para que a gente possa, junto com o MDS, chegar a 13 mil famílias", destacou.

 

O vice-governador afirmou que isso é importante, de toda forma, para Alagoas. "Primeiro, porque a função do Estado é incrementar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nós não vamos fazer isso se não tiver a assistência rural. A gente sabe que nosso estado é eminentemente rural e composto de pequenos agricultores, por isso necessita de assistência técnica", analisou.

 

Ronaldo Lessa lembrou que essa demanda é apenas um recorte - quilombolas e indígenas, povos tradicionais - em relação ao conjunto de pessoas que vive do CadÚnico. "É preciso que seja dado um salto; que elas possam, efetivamente, gerar sua produção. Isso é bom para o estado e pra eles também. A qualidade de vida cresce economicamente", analisou.

 

O vice-governador destacou que o governador Paulo Dantas está focado no combate à fome e à pobreza no estado de Alagoas, e informou que uma reunião deve acontecer nos próximos dias sobre o tema. "É preciso que nós tenhamos esses dados para descobrirmos as soluções. Uma delas é melhorar a condição da pequena agricultura, e isso só é possível com assistência técnica rural", finalizou.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8299831-0031
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!