noticias771 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Alagoas

Secom reúne profissionais da comunicação para discutir guerra contra a desinformação

Publicada em 15/04/2025 às 14:52h | Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas 

Compartilhe nas redes sociais

Secom reúne profissionais da comunicação para discutir guerra contra a desinformação
Convidado da edição foi o jornalista José Jance, especialista em desinformação e comunicação estratégica  (Foto: Thiago Sampaio)


A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) reuniu, na tarde desta segunda-feira (14), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL), profissionais da comunicação no 9º Ciclo de Tendências e Soluções. O tema tratado foi a “Guerra Contra a Desinformação”, um assunto de extrema importância nos dias de hoje.

 

O convidado da edição foi o jornalista José Jance, especialista em desinformação e comunicação estratégica, que abordou a anatomia da desinformação e os pontos que mais chamam a atenção das pessoas, especialmente os assuntos que atacam o poder público.

 

“Nós temos o compromisso de capacitar todos que fazem a comunicação pública, seja quem trabalha no jornalismo, na publicidade, nas relações públicas, no audiovisual ou também os profissionais de redes sociais. Todos estão juntos nessa missão de informar e combater a desinformação. Debater esse assunto é muito importante, pois entendemos os motivos e a neurociência da informação, que, às vezes, parece algo simples, mas não é. A partir disso, podemos ver, na prática, como podemos ter noção da guerra que precisamos enfrentar”, afirma o secretário de Comunicação, Wendel Palhares.

 

 

No evento, foi tratada a anatomia da desinformação, mostrando de que forma ela atua no cérebro, quais as formas de prender o foco das pessoas e os assuntos que mais despertam a atenção.

 

“Pensar na neurociência da desinformação é uma estratégia para entender o que leva as pessoas a compartilharem determinados conteúdos. A neurociência ajuda a responder, por exemplo, por que algumas pessoas compartilham determinados assuntos, mesmo sendo uma pessoa com conhecimento. Nós temos que entender quais são as dores que movimentam as pessoas, o que faz com que elas sejam capturadas pelo ciclo da desinformação. Então, o centro da palestra foi entender isso, mostrar que existem fatores cognitivos, sociais e de personalidade, e todo um contexto que vai atrair as pessoas para esse círculo e prendê-las nesse funil”, explica José Jance.

 

O tema debatido é de grande importância para as rotinas das assessorias, especialmente aquelas que lidam com assuntos mais sensíveis, que são alvos fáceis de desinformação.

 

 

A palestra contou com conteúdo teórico e prático, o que chamou a atenção dos participantes. “A parte que mais gostei foram as dinâmicas com os jogos interativos pelo Kahoot, porque pudemos pôr em prática o que estávamos aprendendo sobre desinformação. A capacitação ajudou a entender como a desinformação tem tanto alcance”, pontuou Nataly Lopes, assessora de comunicação do Hospital da Criança.

 

Estiveram presentes, no evento, o presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal), Alexandre Lino; o ex-secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante, e a professora doutora Andrea Albuquerque, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8298216-1610
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!