O programa Digaê! - Juventudes, Comunicação e Cidade -, uma iniciativa do Governo de Alagoas, em parceria com o ONU-Habitat, foi reconhecido internacionalmente como um dos três melhores na categoria Inclusão Social, durante o Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, realizado em Barcelona, na Espanha. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (6).
O governador Paulo Dantas prestigiou a solenidade e subiu ao palco para receber o reconhecimento da organização do Smart City Expo World Congress, maior e mais influente evento mundial sobre cidades e inovação urbana.
“É com grande orgulho que recebemos a notícia de que o programa Digaê foi escolhido como um dos três melhores projetos de inclusão social do mundo em 2024. Esta conquista não é apenas do Governo de Alagoas, mas principalmente dos jovens da periferia de Maceió, que mostraram ao mundo o poder de transformação que surge quando se oferece oportunidades reais de expressão e desenvolvimento”, celebrou Paulo Dantas.
O Digaê destacou-se entre projetos de diversos países, incluindo Coreia do Sul e Índia, por promover a expressão social entre jovens das periferias de Maceió. O programa oferece oficinas de comunicação e mobilização comunitária, capacitando os participantes em técnicas como podcast, audiovisual, fotografia e grafite. O objetivo da iniciativa é fortalecer o protagonismo juvenil na transformação de seus territórios.
Para Paulo Dantas, o Digaê representa a convicção de que governar é ouvir a população. Ele observa que, por muito tempo, o poder público não valorizava nem dava voz aos que mais precisavam de apoio.
“Decidimos, junto com a ONU Habitat, reverter essa lógica e dar espaço para que os jovens compartilhem suas experiências e seus sonhos. Ver esse projeto entre os melhores do mundo reforça que estamos no caminho certo”, afirmou Paulo, destacando que o reconhecimento internacional é um marco para Alagoas e uma inspiração a outros estados brasileiros.
SAIBA MAIS
O Digaê! é uma das iniciativas criadas pelo projeto Visão Alagoas 2030, uma parceria entre ONU-Habitat e Governo de Alagoas pela prosperidade urbana no estado. O Instituto Pólis e a Viração Educomunicação também são parceiros essenciais na realização do programa.
Focado na capacitação de jovens de grotas e comunidades urbanas de Maceió, em temas como direito à cidade e linguagens de comunicação, a iniciativa alcançou mais de 80 jovens, em 32 grotas, e entregou a coletânea multimídia “Memórias e Narrativas das Grotas de Maceió — Pelo Olhar das Juventudes” como consolidação do trabalho.