noticias937 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Alagoas

Estudantes da rede estadual se qualificam para atuar como jovens repórteres nas reuniões do G20

Sediadas em Maceió, as reuniões acontecerão no mês de setembro e 14 alunos integrarão a Imprensa Jovem

Publicada em 07/08/2024 às 10:59h | Cecília Calado/Ascom Seduc 

Compartilhe nas redes sociais

Estudantes da rede estadual se qualificam para atuar como jovens repórteres nas reuniões do G20
 (Foto: Bruno Soriano/Ascom Seduc)


Entre os dias 9 e 13 de setembro, a capital alagoana será palco das reuniões técnica e ministerial do principal fórum de cooperação econômica internacional, o G20. Representantes do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 vão debater a relevância do Brasil no cenário global da economia digital e a importância da cooperação internacional para enfrentar desafios. Os encontros são organizados pelos Ministérios das Relações Exteriores (Itamaraty) e da Comunicação em parceria com o Governo de Alagoas. O evento vai ser realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, e 14 estudantes da rede estadual terão a chance de participar deste momento histórico.

 

Os alunos integrarão a Imprensa Jovem, uma agência de notícias que cobre ações do Grupo com conteúdos produzidos pelos jovens repórteres. Eles terão a oportunidade de entrevistar especialistas e criar conteúdo para as mídias digitais durante todo o evento. Além disso, estudarão sobre os países participantes para formular questões relacionadas ao tema “Economia Digital” e fazer perguntas aos representantes presentes.

 

Para garantir um bom desempenho, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está ofertando um curso de qualificação para os 14 jovens repórteres até a chegada dos dias de cobertura. Com a supervisão dos jornalistas Bruno Soriano e Henrique Pereira, os estudantes estão desenvolvendo habilidades de comunicação no Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (Labcrie), localizado no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, no Trapiche.

 

 

Formando futuros profissionais

Com atividades teóricas e práticas, os estudantes estão aprendendo técnicas de entrevista, gravação, edição e produção de conteúdo. Ainda essa semana, além de uma oficina com o tema “O poder da imagem nas redes sociais e as ferramentas mais utilizadas na edição de conteúdo”, os jovens repórteres participarão de uma coletiva de imprensa com a secretária Roseane Vasconcelos para simular a cobertura das reuniões.

 

Danilo Barbosa, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Quintella Cavalcanti, de Arapiraca, disse que as técnicas aprendidas nas aulas servem para a vida. “Estamos aprendendo técnicas muito importantes que, com toda certeza, levaremos para a vida e para o mercado de trabalho, independente de qual área escolhermos. Aprendi como me portar em frente às câmeras, como entrevistar autoridades e ideias de produção de conteúdo. Estou amando fazer parte de tudo isso”, conta ele.

 

 

Para outros jovens repórteres, a iniciativa pode significar o início da trajetória profissional, como é o caso de Alana Damásio, que é do 3º ano do ensino médio do Colégio da Polícia Militar Tiradentes, unidade Maceió. “Depois das aulas comecei a me imaginar cada vez mais na área da comunicação. Acredito que a experiência com o G20 vai me ajudar a decidir definitivamente e, assim, iniciar a minha trajetória profissional”, destaca Alana que, no mês passado, participou de um intercâmbio educacional e cultural com estudantes e escolas da China. Durante a viagem, ela teve contato com outros jovens repórteres e conheceu um pouco mais sobre a cultura, história e sistema educacional do país asiático.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8299831-0031
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!