Cumprindo determinação do governador Paulo Dantas, o Ronda no Bairro realizou, neste domingo (28), uma operação de intensificação e reforço do patrulhamento na Orla marítima de Maceió. O objetivo foi aumentar a sensação de segurança e prevenção à violência para quem frequenta, sobretudo, a região do Marco dos Corais, principal cartão postal da Capital alagoana. A ação contou com a parceria da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) e apoio da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), à qual o Ronda é uma das suas superintendências.
Tendo o superintendente, tenente-coronel Fábio Melo, à frente da operação, os cerca de 45 agentes de proximidade foram divididos em 9 VTRs, 3 trios de motos, um trio de patinete, um trio de bike e duas guarnições a pé, as chamadas POs, além da Equipe de Articulação e Mobilização, que realizou busca ativa e encaminhamento para pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua.
As guarnições operacionais realizaram revistas preventivas e apreenderam uma arma branca e um soco inglês, além de maconha. Os objetos e a droga estavam com três menores, sendo duas meninas e um menino.
Os pais e responsáveis por eles foram localizados, por telefone, e compareceram ao local. Após conversa e orientação com os psicólogos e assistentes sociais do Ronda no Bairro, todos foram liberados.
“O objetivo da ação foi garantir mais sensação de segurança e prevenção à violência a todos, turistas e alagoanos, que frequentam o principal cartão postal da Orla marítima de Maceió, o Marco dos Corais, sobretudo, aos domingos, quando há um volume considerável de pessoas. Queremos agradecer o apoio da Seprev, por meio da secretária Paloma Tojal e do secretário executivo, Fábio Oliveira, e a parceria importante da SSP, com os secretários, delegado Flávio Saraiva e o coronel Patrick de Oliveira”, destacou o superintendente.
A operação também contou com a participação da subcomandante do Ronda, capitã Camila Albuquerque; do coordenador Operacional Ronda no Bairro, tenente Mércio Alberto e do coordenador Operacional da Base Benedito Bentes, capitão Costa Neto.
Encerrando as atividades, houve uma apresentação de Sax da Banda de Música no Marco dos Corais e também na Praça Gogó da Ema.