As constantes quedas nos números da violência em Alagoas são reflexos diretos dos investimentos que o Governo de Alagoas promove ano após ano na segurança pública. O reforço no efetivo da Polícia Militar, com a realização de concursos, tem sido uma das prioridades do Executivo. Desde 2015, foram incorporados 4.623 policiais militares, entre praças e oficiais.
Esses esforços fazem parte da política do Governo de Alagoas para combater a violência e garantir a segurança dos cidadãos alagoanos. A mais recente promoção de 2.728 policiais em 2023, a maior da história do estado, evidencia o compromisso com a valorização e reconhecimento dos profissionais da segurança.
Durante o discurso de formatura dos novos 923 soldados da Polícia Militar, ocorrido no dia 27, o governador Paulo Dantas enfatizou o papel fundamental dos militares no combate ostensivo à criminalidade.
“Todos os meses anunciamos a redução da criminalidade em nosso estado, que há alguns anos figurava entre os mais violentos do mundo. Graças ao trabalho incansável das nossas forças de segurança, conseguimos mudar esse patamar. Vocês fazem parte dessa história. A população já sente os efeitos positivos dessas iniciativas. A presença de novos policiais nas ruas, aliados a equipamentos modernos e infraestrutura adequada, é uma garantia de que Alagoas está no caminho certo para se tornar um estado cada vez mais seguro”, disse.
A realização de concursos assegura ao estado o reforço na segurança, o que foi garantido pela secretária de Planejamento, Paula Dantas, e pelo secretário de Segurança, Flávio Saraiva, que afirmou que o Estado está trabalhando para lançar o edital ainda este ano.
“O governo está trabalhando, inclusive com a garantia da secretária de Planejamento, Paula Dantas, de que nos próximos meses será anunciado um concurso para a Polícia Militar. Realizamos o maior investimento em segurança pública da história e os resultados aparecem. É o Governo de Alagoas investindo e priorizando cada vez mais a segurança da nossa gente”, afirmou Saraiva.
Infraestrutura e equipamentos
Os investimentos em segurança pública têm sido substanciais. Entre maio de 2022 e dezembro de 2023, durante o governo Paulo Dantas, foram aplicados R$ 356,7 milhões na área. Somente no último ano, R$ 172,5 milhões foram destinados a ações e equipamentos que visam à redução dos índices de criminalidade. Esses recursos têm sido fundamentais para a aquisição de novas viaturas, armamentos modernos, coletes à prova de balas e tecnologia de ponta, garantindo que a Polícia Militar de Alagoas esteja preparada para enfrentar os desafios do cotidiano.
O comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, destaca que a ampliação do efetivo de policiais militares garante mais segurança para os alagoanos. "Investir na segurança pública é investir na qualidade de vida dos alagoanos. A formatura desses novos policiais é um passo significativo na construção de um estado mais seguro e próspero. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir que nossa população possa viver em paz", concluiu.