noticias246 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Alagoas

Paulo Dantas abre reunião do Copant e destaca ações nas áreas socioeconômica e ambiental

Com apoio integral do Governo de Alagoas, evento é um dos maiores do mundo sobre normas técnicas e reúne representantes de 40 países

Publicada em 30/04/2024 às 14:00h | Fábia Assumpção / Agência Alagoas 

Compartilhe nas redes sociais

Paulo Dantas abre reunião do Copant e destaca ações nas áreas socioeconômica e ambiental
 (Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas)


O governador Paulo Dantas participou, na manhã desta segunda-feira (29), da abertura da reunião anual da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant), no salão de convenções do Hotel Jatiúca, em Maceió. O evento que vai até esta quarta-feira (1°), é considerado um dos maiores do mundo de normas técnicas, conta com o apoio integral do Governo de Alagoas, e reúne representantes de 40 países que integram a Copant.

 

O tema principal do evento, organizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), são as mudanças climáticas e a sustentabilidade. Ao abrir oficialmente a reunião, o governador Paulo Dantas destacou que o estado está sendo projetado em três eixos. São eles: desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvimento humano e do meio ambiente.

 

“Neste evento, teremos uma oportunidade extraordinária para nos aprofundarmos mais sobre bons projetos e para nós implantarmos cada vez mais políticas que impactem positivamente na vida das pessoas. Estamos projetando um estado para o futuro com bases em três eixos importantes, a exemplo do desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvimento humano e do meio ambiente. É uma honra termos uma reunião de nível internacional, onde estabelece as principais normas técnicas para o setor público e para o setor privado. São normas inovadoras, normas de excelência, de eficácia, de eficiência, normas resolutivas e são mentes brilhantes que estão aqui para ajudar o estado de Alagoas a se desenvolver cada vez mais. Tenho certeza que o ano de 2024 será ainda mais exitoso e próspero do que foi em 2023”, disse o governador.

 

Ainda na solenidade, Paulo Dantas fez questão de ressaltar o empenho do presidente da ABNT, Mário William Ésper, junto às tratativas dos secretários Vítor Pereira (Governo) e Hugo Leahy (Relações Federativas), que se engajaram para que o evento fosse sediado em Alagoas. Também estiveram presentes os secretários Gino César (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Alice Beltrão (Indústria, Comércio e Serviços).

 

 

 Parque da Copant 

Uma das novidades do encontro de Alagoas, proposta pela ABNT, foi a criação de um parque da Copant, na cidade Marechal Deodoro. Cada representante dos países participantes foi convidado a plantar uma árvore para reforçar a proposta do evento de discutir a sustentabilidade e o meio ambiente.

 

O presidente da ABNT, Mário Williams Ésper, disse que graças ao governador Paulo Dantas e ao apoio fundamental do Governo de Alagoas, que deu toda a logística e estrutura para que fosse possível reunir representantes de 40 países do mundo em Alagoas para a reunião anual da Copant.

 

“Estamos aqui discutindo a questão das mudanças climáticas e da economia circular.  A questão da mudança do clima é fundamental e daqui de Alagoas eu tenho certeza que sairá um resultado excepcional, principalmente em relação a essa discussão”, disse. 

 

Ele lembrou que a ABNT lançou em Alagoas no ano passado a primeira norma sobre combate e prevenção às mulheres nas corporações.  “Esta norma foi tão importante, o lançamento dela aqui, que está virando norma mundial e uma norma de gestão, que é a coisa mais difícil hoje de você conseguir internacionalmente. Alagoas levou esse projeto para ser internacionalizado e foi aceito”, observou.

 

O Governo de Alagoas também garantiu um espaço no evento para que artesãos alagoanos possam comercializar seus produtos. Os kits e brindes oferecidos aos participantes também foram feitos também por mãos alagoanas, através do programa Alagoas feita à mão.

 

A ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. Fundada em 1940, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública. É sócia fundadora e ocupa uma cadeira no conselho da International Organization for Standardization (ISO), sediada na Suíça, a entidade internacional responsável pela padronização das normas técnicas em mais de 170 países.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8299831-0031
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!