O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas vai passar a contar, ainda este mês, com um avião para ampliar o socorro aeromédico. O objetivo é ampliar os atendimentos através de aeronaves, possibilitando transportar pacientes para unidades de saúde especializadas, seja no território alagoano ou fora do Estado.
Para isso, integrantes do Serviço Aeromédico do Samu estiveram reunidos com integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) para alinhar as diretrizes para funcionamento do novo serviço. "Atender num tempo-resposta mínimo possível é o desafio do Samu Alagoas e, por isso, a importância de passarmos a contar com uma aeronave, o que irá proporcionar mais eficiência e eficácia na assistência", destacou a coordenadora geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana.
Um dos fundadores do Serviço Aeromédico em Alagoas, o coronel do CBM/AL André Madeiro, destacou que a reunião serviu, também, para discutir os protocolos específicos sobre o transporte dos pacientes. "A previsão é que ainda neste mês de dezembro, o serviço seja implantado, o que vai representar um marco para a saúde pública alagoana", salientou.
Para o coordenador médico do Samu Maceió, médico Adriano Belo, ampliar o suporte aeromédico será um marco para a saúde pública alagoana e vai agilizar a assistência prestada à população. "Com a aeronave, poderemos fazer a transferência de pacientes para serviços mais complexos em outros estados, principalmente quando eles estão em distâncias maiores, no qual o helicóptero não consegue realizar o transporte", frisou. Além do avião, o Samu conta também com um helicóptero para atendimento aeromédico.